Lavar as mãos na pia faz parte da nossa rotina diária. Lavamos para que nossas mãos fiquem limpas.

Na atividade de lavar as mãos da Área de Vida Prática da sala Montessori o objetivo é auxiliar no desenvolvimento da independência, ordem, concentração e coordenação da criança permitindo que esta seja capaz de cuidar de si mesma e aprenda boas maneiras.

São necessários: tigela, jarra, sabão, saboneteira, toalha para secar as mãos, pano e balde. Pode-se ter um creme hidratante para a criança passar após terminar o trabalho.

É uma atividade que trás para a sala o elo entre a casa da criança e o ambiente escolar e por utilizar a água, acaba por atrair a atenção da criança irresistivelmente. Ao realizar este trabalho, muitas crianças conseguem atingir seu equilíbrio natural, o que a Dra. Maria Montessori chama de Normalização, permanecendo neste trabalho por até uma hora! A Mariana demonstra sua alegria ao realizar esta atividade na sala do Nido.

Na hora de apresentar esta atividade existem vários passos a serem seguidos pelas crianças. Nas fotos conseguimos observar a Maria Isabel seguindo a sequência de buscando a água para encher a vasilha, molhando suas mãos dos dois lados, ensaboando, retirando a espuma das mãos, jogando a água no balde da atividade, jogando do balde da atividade no balde de água suja. Seguindo todos estes passos a atividade termina quando estiver tudo seco no seu lugar.