Na área de matemática da sala Montessori, a prática com materiais concretos fica evidente. A criança aprende os números, tocando, sentindo o quanto sua quantidade representa, aprende a construir grandes números e quando é introduzida as operações matemáticas de adição, multiplicação, subtração e divisão este processo continua.

Começa no Jogo do Banco, que além de trabalhar os sentidos, trabalha movimento que envolve a coordenação motora grossa e refinada. Em seguida, são apresentadas ao Jogo dos Selos, onde precisam ter o conhecimento da adição adquirido no Jogo do Banco.

O Jogo dos Selos é composto por uma caixa com seis divisórias: quatro divisões possuem várias fichas nas cores verde, azul e vermelho escritas 1, 10, 100 e 1000. Nas outras duas possuem fichas arredondadas nas mesmas cores e pinos nestas cores.

Tem como principal objetivo que a criança reafirme o conhecimento adquirido no Jogo do Banco, de que somar é agrupar quantidades desiguais em um grande conjunto e aprenda a representar o trabalho realizado no papel quadriculado.

Na primeira apresentação do material poderá ser utilizada uma bandeja com os números que foram utilizados para o 45 layout e Jogo do Banco, pareando-os aos números dos Selos e mostrando que são o mesmo símbolo em tamanhos diferentes. Primeiramente pede-se para a criança montar alguns números com os selos para que ela se familiarize com o material.

Quando a criança já reconhecer cada uma das peças que compõe o Jogo passa a realizar o processo das operações matemáticas começando pela adição.

A educadora escreve um número utilizando as devidas cores no papel quadriculado e utiliza os selos para representar o mesmo número, exemplo: 7575. Em seguida, escreve um outro número 2122 alinhando unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena, e assim por diante. Utiliza os Selos para representar o número escrito utilizando um lápis ou uma régua para separá-los. Quando ambos os números estão representados, a educadora retira o lápis/ régua e começa a unir os Selos da direita para a esquerda: primeiro unidades, depois dezenas… Como a Clarissa está fazendo nas fotos abaixo.

É essencial que na primeira apresentação a adição seja estática, ou seja, sem ter que trocar dez unidades por uma dezena. Isso significa que os primeiros números escolhidos precisam ser ter a sua adição inferior a dez em cada uma das casas decimais.

Podem-se ter vários envelopes com problemas previamente preparados para as crianças resolverem usando o Jogo dos Selos. Ex: envelope de problemas estáticos; envelope de problemas com troca de 10 na unidade; envelope de problemas com troca de 10 na unidade e na dezena; envelope de problemas com 0. A resposta das adições deve estar no verso dos cartões para controle de erro.

Quando a criança já tiver assimilado a adição, poderá ser introduzida à multiplicação, que é justamente a adição de um mesmo número repetidamente. Neste mesmo material, pode-se apresentar também a subtração e a divisão.