Alunos Montessori famosos

Há uma extensa lista de alunos Montessori famosos que foi apelidada por artigo do jornal Wall Street Journal de “Máfia Montessori”. Veja em inglês

Vale a pena ver a entrevista dos fundadores do Google que testemunham que a educação infantil Montessori foi mais importante para eles do que terem estudado na Universidade de Stanford. Veja em inglês

Veja abaixo uma pequena lista de alunos Montessori famosos:

A

Larry Page e Sergei Brin – Os dois fundadores do Google se conheceram na Universidade de Stanford (EUA), e embora tivessem muitos pontos em comum, encontraram suas verdadeiras semelhanças no fato de que ambos foram alunos de uma escola de Método Montessori, e graças a essa educação eles conseguiram fazer a diferença.

A

Will Wright – Talvez o nome não lhe traga nada à mente de imediato. Mas basta falar de seus trabalhos como designer de jogos eletrônicos para ter a certeza do grande sucesso de Will Wright: The Sims, SimCity e Spore, games que são o mais claro exemplo de como, na criação de seus jogos, Wright bate profundamente os princípios de sua educação montessoriana.

A

Jeffrey Bezos – O fundador de um dos maiores websites de compra do mundo, o Amazon, também foi um aluno Montessori. Bezos afirma que sua educação em uma escola Montessori até a 3 ª série foi essencial para que ele se tornasse o homem que é hoje. De acordo com o empresário, a educação montessoriana lhe proporcionou ambiente de confiança e carinho para se concentrar na exploração e criatividade pessoais. De acordo com sua mãe, o jovem Jeffrey ficava tão absorto nos detalhes das atividades em sua escola que os professores tinham que buscá-lo em sua cadeira para movê-lo para novas tarefas.

A

Jimmy Wales – Co-fundador da Wikipedia, a maior enciclopédia livre do mundo. Ávido leitor, ele credita seu amor pela leitura às boas influências do método Montessori.

A

Gabriel García Marquez – Escritor e premiado com o Nobel de Literatura, frequentemente (e de maneira bastante eloquente) descreve as influências no método do qual foi aluno de Aracataca (Colômbia): “Eu não acredito que existe um método melhor do que Montessori para fazer as crianças sensíveis às belezas do mundo e despertar sua curiosidade sobre os segredos da vida”.

A

Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis – Esta ex-aluna Montessori tem um currículo bastante extenso: foi primeira dama dos Estados Unidos (casada com John Kennedy), esposa do magnata grego Aristóteles Onassis e editora da Doubleday (responsável pela publicação de livros e revistas nos EUA). Durante sua permanência em uma escola Montessori, ela aprendeu a concentrar seu comportamento nas atividades acadêmicas.

A

Beyoncé Knowles – Em Houston (Texas – EUA), na Escola St. Mary of the Purification Montessori, foi onde os talentos da cantora e atriz surgiram pela primeira vez. Em uma escola que valorizava tanto a arte quanto as atividades acadêmicas, Beyoncé deus os primeiros passos rumo ao estrelato, Hoje, ela é conhecida por suas nomeações para Grammy, e por ser uma das figuras mais conceituadas na música pop mundial.

A

Anne Frank – Adolescente alemã de origem judaica, tornou-se mundialmente famosa após a publicação póstuma do seu diário, onde relatava as experiências vividas durante o holocausto. Anne estudou em uma escola montessoriana, onde frequentemente era vista escrevendo. De acordo com uma de suas amigas, era franca, enérgica e extrovertida.
Seu pai, Otto Frank, disse sobre ela: “Anne era uma pessoa exigente. Ela continuamente fazia perguntas. Quando tivemos visitantes, era difícil libertar-se dela, porque todos e tudo a interessavam. Foi bom que Anne tenha frequentado uma escola Montessori, onde cada aluno recebe muita atenção individual”.

A

Joshua Bell – Violinista de renome mundial, Joshua Bell pensa sobre o papel que sua música desempenha na sociedade. É a humildade de Bell, e não virtuosismo dele, que mais inspira. Ao suspender a sua fama para explorar o verdadeiro significado de sua obra, Bell apresenta o Montessori como o caminho para se chegar ao que ele tem de melhor.

A

Peter Drucker – Guru da Administração e da Gestão, Peter Drucker foi um aluno Montessori. Seus livros estão cheios de lições sobre como as organizações podem trazer o melhor nas pessoas, e como os trabalhadores podem encontrar dignidade e da comunidade em seu trabalho.

A

Alan Rickman – Ator inglês, muito famoso atualmente graças ao seu papel na série de filmes Harry Potter como Prof. Snape. Oriundo de uma família de classe média, ingressou em uma escola do distrito londrino de Acton, a qual adotava o Método Montessori de ensino.

A

George Clooney – Boa pré-escola compensa: economistas de Harvard dizem que crianças que frequentam jardim de infância com excelentes professores ganham mais dinheiro no futuro (e são mais propensos a frequentar a universidade) do que outros. Mas o que define o “bom”? Acontece que a abordagem Montessori – que “descobre” crianças, e não as molda – guiam os professores mais bem sucedidos. George Clooney? Estudante pré-escolar Montessori.

A

Julia Child – Escritora e Chef. Ela credita ao seu passado como aluna Montessori sua destreza manual – uma característica-chave para seu êxito como chef – e o amor e a alegria que encontrou em seu trabalho.

A

William e Harry – Príncipes da Inglaterra. Respectivamente segundo e terceiro herdeiros do trono inglês logo após seu pai, Príncipe Charles.

A

Chelsea Clinton – Filha do ex-presidente Bill Clinton, foi aluna das universidades de Stanford (graduação), Oxford, Columbia (ambos mestrado) e Universidade de Nova York.