O nosso Blog apresenta as atividades do Currículo Montessori

Palestra Montessori – Gabriel Salomão

No sábado, dia 21 de outubro, aconteceu mais uma Palestra Montessori que foi conduzido por Gabriel Salomão, educador e criador dos Blogs Lar Montessori e Escola Maria.

O tema da palestra foi “Descobrir a Criança – Relações de Respeito e Paz”.

Sua habilidade de conversar com famílias impressionou e cativou todos os presentes.

O palestrante demonstrou grande conhecimento da filosofia Montessori esclarecendo aos pais o que pode ser feito em casa para que seus filhos tenham uma infância com liberdade e respeito.

Aulas Livres – Yoga

As crianças que permanecem no horário Integral ou Ciclo Esteso fazem aula de Yoga com a profa. Elizabeth Green.

Com o objetivo de trabalhar o controle do corpo e da mente e aprender a meditar pela prática da respiração e mantras, a conexão com a luz que cada criança possui fica ainda mais brilhante!

Na aula de ontem a prática foi em duplas e as imagens mostram a satisfação em ter um amigo como parceiro.

 

Alunos de Educação Física da Metrocamp

Durante esta semana, os alunos da Profa. Kizzy Antualpa (ginasta brasileira) da faculdade de Educação Física da Metrocamp para realizar atividades com nossos alunos.

A proposta era dos alunos desenvolverem materiais para serem utilizados pelas crianças e desta forma verificar na prática se os materiais desenvolvidos eram compatíveis à faixa etária e também se as crianças aprovavam o material.

Além disso, Camila Isola, diretora da Escola, apresentou os pilares do sistema Montessori de Educação para que os próprios alunos pudessem entender melhor como trabalhar com suas atividades.

 

Aula de Teatro

Neste sábado aconteceu a aula aberta de Teatro para que as famílias pudessem participar junto com seus filhos das atividades realizadas nas aulas de teatro na Escola Montessori de Campinas.

Diversão garantida!

 

Escola Aberta – Infantile

Sábado aconteceu a Escola Aberta da sala do Infantile (crianças de 3 a 6 anos). Neste evento a parceria entre Família e Escola ficou evidente!

O preparo envolveu o trabalho das professoras Juliana e Elizandra que observaram as atividades que mais interessaram as crianças durante a semana e junto com elas decidiram qual atividade elas iriam apresentar aos pais.

 

Curso de Introdução ao Montessori

Uma vez por semestre realizamos o Curso de Introdução ao Montessori. Esta formação tem por objetivo mostrar uma visão geral a respeito da vida da Dra. Maria Montessori e a Pedagogia Científica criada por ela. O Curso faz uma breve introdução em cada uma das áreas da sala Montessori para crianças de 3 a 6 anos e o aluno tem a oportunidade de manusear alguns materiais que fazem parte do Currículo Estruturado para esta faixa etária.

É recomendado para pais, psicólogos, educadores, coordenadores e diretores de escolas interessadas em saber mais a respeito do Sistema Montessori de educação.

Neste final de semana aconteceu o VII Curso de Introdução ao Montessori e o todos saíram encantados querendo aprender ainda mais!

 

Curso Férias – Julho 2017

Férias na Escola Montessori de Campinas é festa todos os dias!

Estimulando as crianças nas interações sociais assim como no desenvolvimento de novas habilidades, a diversão é garantida! Hoje é o último dia do Curso Férias e durante o mês de julho as crianças fizeram teatro, artes, plantaram e colheram na horta, acamparam e muito mais!

Já estamos com saudades…

Sensorial – Cubo do Trinômio

O Cubo do Trinômio é uma atividade da área Sensorial da sala Montessori que trabalha o sentido visual.

É uma equação matemática construída com sólidos geométricos em diferentes formas e cores.

Vida Prática – Lustrar Móveis

Nas atividades de Vida Prática da sala Montessori as crianças aprendem a ter responsabilidade consigo, com os amigos e com o meio. Esta área tem como objetivo trabalhar a coordenação, concentração, ordem e independência.

Cuidar da limpeza do ambiente faz parte deste aprendizado e inclui lustrar móveis.

Matemática – Primeira Tábua de Seguin

 

É o material da área de matemática da sala Montessori para crianças de 3 a 6 anos que introduz a criança ao conhecimento dos números de 10 a 19.

 

 

Montessori na Jornada de Educação do curso de Pedagogia da Metrocamp

Ontem nossa diretora Camila Isola com o apoio das nossas coordenadoras Valéria Laura e Juliana Orvate realizou uma oficina a respeito dos princípios do Sistema Montessori na Faculdade Metrocamp na Jornada de Educação do curso de Pedagogia.

Houve inicialmente uma palestra que mostrou os 3 Pilares da Educação Montessori:

  1. Criança – é o centro da Educação e são livres para escolher os materiais que querem manusear para se auto-educarem;
  2. Ambiente Preparado – com os materiais que foram cientificamente elaborados e formam o Currículo Estruturado;
  3. Educador Qualificado – além de Pedagogia é necessário fazer o Curso de Formação Montessori

Num segundo momento as alunas foram convidadas a manusear alguns dos materiais para entender na prática como é realizado o trabalho numa sala Montessori com crianças de 3 a 6 anos de idade.

Escola Aberta – Materna e Nido

Aconteceu neste sábado a Escola Aberta das salas Materna e Nido.

Neste dia as famílias inicialmente se reúnem para conversar a respeito do Montessori e tirar suas dúvidas. Depois seguem para as salas de seus filhos para observar o trabalho realizado pelas crianças manuseando os materiais escolhidos.

 

Dia da Família na Escola – Show de Talentos

O Dia da Família na Escola foi um sucesso!

A pedido dos Pais e da nossa Equipe repetimos a proposta do Show de Talentos.

Cada família trouxe ao público suas habilidades. Tivemos aula de Yoga, conto de terror que fez a platéia rir muito, fizemos aviões de papel, pais e mães que formaram banda com seus filhos e muito mais emoção!

Palestra – Resolução de Conflitos

No dia 18 de março (sábado), das 9:00 às 11:00 tivemos uma Palestra com o título: “Resolução de Conflitos” a respeito das necessidades das crianças em desenvolvimento, os conflitos entre os adultos e crianças e o que fazer para evitá-los.

A palestrante Leonie Coppelmans Eussen – Nieke é Pedagoga (Unicamp), Mestre (Universidade de Alabama) e tem a Formação Montessori para crianças de 3 a 6 anos pela Associação Montessori Internacional (AMI). É professora no Centro de Estudos Montessori de São Paulo (CEMSP) e Consultora Montessori. Idealizou e concretizou o projeto de implementar Montessori na ONG Firmacasa que possui 7 salas Montessori e atende 280 crianças de 3 a anos.

O evento foi gratuito e aberto ao público. Os pais puderam contar com o apoio das nossas educadoras para brincar com as crianças enquanto assistiam a palestra.

 

Matemática – Crivo de Erastóstenes

Na área de matemática da sala Infantile Montessori utiliza-se o Crivo de Erastóstenes, também conhecido como Tábua de Cem, para que a criança consiga visualizar o posicionamento dos números de um a cem numa tabela que os ordena em fileiras de dez em dez.

Criado pelo matemático grego Erastóstenes, o Crivo de Erastóstenes é um método simples e prático para encontrar números primos até um certo valor limite. Confira como calcular os números primos no Crivo neste link da wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crivo_de_Erat%C3%B3stenes

 

Sensorial – Terceira Caixa de Cores

A Terceira Caixa de Cores possui 9 cores diferentes que graduam em sete tons mais claros e devem ser pareados do mais claro para o mais escuro.

Vida Prática – Versamento

A atividade de versamento é um trabalho da área de Vida Prática da sala Montessori.

Neste trabalho a criança versa o material que está em um dos recipientes para o outro. Para aumentar o grau de dificuldade para o ganho de uma nova habilidade varia-se os recipientes e o conteúdo a ser versado. Exemplo: utiliza-se jarras com material seco para ser versado e depois líquido.

O objetivo deste trabalho é desenvolver a independência, ordem, concentração e coordenação assim como todas as atividades desta área.

Matemática – Jogo do Rolinho

O Jogo do Rolinho é uma atividade da área de Matemática da sala do Infantile Montessori.

Tem como objetivo direto fazer contagem linear com material dourado e escrever o número da quantidade trocando cada dezena, cem e mil quando necessário.

Esta atividade trabalha o material concreto, o numeral e também a escrita do mesmo.

Palestra Montessori – Gabriel Salomão

Montessori e Ciência: o que sabemos até agora?

05 de novembro, sábado

das 9:00 às 10:30 horas

Local: Escola Montessori de Campinas

Av. João Erbolato, 195 – Jardim Chapadão

Gabriel Salomão

criador do Blog Lar Montessori

Inscrições até dia 3 de novembro:

3213.5896 ou

recepção@montessoricampinas.com.br

Vagas Limitadas!

IX Encontro de Professores Montessorianos – Brasília

Aconteceu entre os dias 15 a 17 de setembro, em Brasília, o IX Encontro de Professores Montessori. Além das oficinas de Inclusão, Geometria, As Cinco Grandes Histórias, Linha Montessori, Vida Prática e Sala de Observação de crianças de 1 a 3 anos aconteceram momentos de apresentação de Cases e de muita troca no Café Literário.

 

Escola Aberta – Infantile

No sábado passado, aconteceu a Escola Aberta para a sala Infantile. Neste dia os pais tiveram a oportunidade de entrar na sala Montessori junto com seus filhos para vê-los trabalhando nas atividades.

Materna – Discos com Pinos

Na sala Materna Montessori existem várias atividades que trabalham a coordenação entre os movimentos das mãos com o que os olhos vêem.

As atividades que possuem Pinos com Discos vão evoluindo dentro do Currículo Estruturado que foi criado pela observação da evolução das habilidades conquistadas pelos bebês.

A primeira atividade é para o bebê compreender o movimento de pegar um disco com furo no meio e encaixá-lo no pino. Chama-se Quatro Elipsóides em Hastes. O bebê repete o mesmo movimento quatro vezes cada vez que for trabalhar com este material.

A segunda é a atividade dos Anéis em uma Base Estável, seguida pelos Anéis em uma Base Móvel que dificulta a colocação dos Anéis já que sua base é instável e se movimenta enquanto o bebê está tentando encaixar os anéis no pino.

Existem duas variações desta atividade. Uma são os Anéis de Diferentes Gradações em Base Estável, na qual é acrescida a dificuldade de ordenar os Anéis por ordem de largura. Outra variação são os Cubos em uma Base Vertical na qual a dificuldade está no tamanho dos Cubos, que exige maior coordenação das mãos por serem bem menores que os Anéis.

Outra variação são os Discos com Haste Horizontal que exige o movimento de mãos diferente das Hastes Verticais.

O último grau de dificuldade é a atividade dos Pinos com Discos Coloridos na qual além de coordenar os movimentos das mãos o bebê precisa perceber que existe o pino da cor exata do disco variando entre vermelho, azul e amarelo.

 

Ciências – Nomenclatura Classificada

Na área de Ciências, a Nomenclatura Classificada pode ser de partes do vegetal como árvore, flor, raiz e folha ou de animais como anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

São duas séries de figuras com a mesma imagem com diferentes partes coloridas. Uma série possui a escrita correspondente à parte que está colorida a outra somente a imagem com um espaço em branco logo abaixo. Além das duas séries de imagens, há uma série de cartões que possuem a escrita das mesmas palavras da série que possui desenho e escrita.

Na hora de apresentar, as duas séries são pareadas e os cartões escritos colocados em cima da série que possui somente a imagem.

Após trabalhar algumas vezes com o pareamento, a criança poderá colorir sua própria série de Nomenclatura Classificada para levar para casa.

Montessori em Casa

Quando falamos de Montessori em casa, precisamos lembrar que quando a criança nasceu a casa já existia e ela foi feita para pessoas adultas que viviam nela. É essencial ter isso em mente para entender que o que realmente precisamos fazer para ter Montessori em casa é respeitar este novo indivíduo que faz parte da família sem desrespeitar os demais seres que nela já viviam. Desta forma, uma casa deve ter espaços e mobiliário adequado à todos os seus habitantes. Diferente de uma sala Montessori em que tudo é para as crianças que farão uso do espaço.

Um exemplo disso é a cozinha. Numa sala Montessori a pia deve estar na altura da criança. Em casa, o que pode ser feito é ter um móvel que permita à criança ter acesso à pia que está na altura própria para uso de um adulto.

 

Materna – Escada

Escadas são sempre uma atração na vida de uma criança que está aprendendo a coordenar seus movimentos e ter uma escada dentro da sala Montessori auxilia o desenvolvimento das habilidades necessárias para conseguir realizar tal tarefa.

VP – Telaio

É uma palavra em italiano que significa armação e na sala Montessori possui duas partes de tecido que se encontram no meio com vários desafios para desenvolver as habilidades da criança.

Existe o Telaio de Velcro, Zíper, Botão, Fivela, Colchete, Laço e Cadarço. Alguns deles variam em diferentes níveis como o Telaio de Botão e de Botão de Pressão.

VP – Versamento

A atividade de versamento é da área de Vida Prática.

O conjunto desta atividade evolui gradativamente inserindo um novo desafio à coordenação motora da criança.

Versar sólidos de uma jarra para outra jarra é a apresentação inicial pois ao derramar o sólido a criança tem mais facilidade para colocá-lo de volta na jarra. Já a jarra por sua vez possui um bico que direciona o sólido no momento em que a atividade está sendo realizada.

Desta atividade, pode-se trocar o sólido por líquido e isso exige ainda mais concentração da criança ao realizar o trabalho.

Há também Versar de Jarra para copo, versar com a utilização de um funil, versar para mais de um recipiente e muitos outros desafios que fazem com que a criança seja desafiada cada vez mais a aperfeiçoar seus movimentos.

Ling – Encaixes Metálicos

Encaixes Metálicos é um material da área de Linguagem da sala Montessori que tem como objetivo trabalhar a coordenação motora fina.

É formada por 5 encaixes com linhas retas e cinco encaixes com linhas curvas.

Inicialmente a criança manuseia o material contornando cada uma das duas partes do encaixe e colorindo o espaço em branco no meio do desenho preenchendo-o por completo.

Uma outra maneira deste material ser utilizado é criando novas formas e desenhos a partir da união de dois ou mais encaixes.