S-Cilindros-Coloridos-V-Luisa-300x169

Luísa explorando os cilindros.

Método Montessori

O Método Montessori é ó único método de educação infantil com um currículo estruturado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas para a matemática, linguagem e ciências. No Montessori todas as áreas de conhecimento têm atividades desenhadas para chamar a atenção da criança para o aprendizado. Cada uma das atividades conta com material específico desenvolvido de forma científica pela Dra. Maria Montessori.

Além das habilidades cognitivas, o Método Montessori desenvolve aspectos não-cognitivos provados como muito importantes para a vida adulta, que são a curiosidade, a persistência e o caráter.

A curiosidade é exercitada no Método Montessori porque a criança tem liberdade para escolher as suas atividades, dentro de certos parâmetros. Esta liberdade propicia à criança desenvolver sua educação orientada pela vontade interna de aprender. Veja o testemunho dos fundadores do Google sobre a influência que a educação Montessori teve na infância deles, em especial sobre a importância da liberdade para o exercício da curiosidade.

A persistência é desenvolvida no Método Montessori porque toda atividade Montessori tem começo, meio e fim. A criança tem que trabalhar horas e até dias a fio para exercer com maestria uma atividade, exercitando a persistência necessária para aprender e realizar tarefas complexas.

O caráter é a capacidade de encarar a realidade de forma objetiva e tomar decisões racionais para alterá-la. O Método Montessori desenvolve o caráter pela exposição ao fracasso e propiciando autonomia de decisão. A criança Montessori está sempre exposta ao fracasso (não terminar uma atividade) e aprende naturalmente que errar é um passo essencial para o aprendizado. Como a criança tem autonomia para escolher e executar suas atividades, ela aprende que seus fracassos e sucessos são resultantes das suas escolhas.

O Método Montessori também desenvolve o auto-aprendizado. No Montessori a criança aprende a aprender, uma vez que o aprendizado é fruto da iniciativa da criança e não da iniciativa do professor. A criança formada no Montessori estará apta a aprender o que for necessário para se adaptar a um mundo em constante movimento.